Sobre o Município

Tomé-Açu é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente a Mesorregião do Nordeste Paraense e município pólo da Microrregião de Tomé-Açu.

Geografia

Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 02º25’08” sul e longitude 48º09’08” oeste, estando a uma altitude de 45 metros do nível do mar. O município possui uma população estimada em 61.095 habitantes distribuídos em 5.145,325 km² de extensão territorial.

Limites

Ao Norte: Acará e Concórdia do Pará;

Ao Sul: Ipixuna;

A Leste: Tailândia e Acará;

A Oeste: Ipixuna e Aurora do Pará.

Economia

Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo Brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.

O município de Tomé-Açu é carinhosamente apelidada de A terra da Pimenta, pelo fato de que os primeiros japoneses a cultivavam nessa região e elevaram o Brasil, pela primeira vez, à condição de produtor mundial de pimenta-do-reino.

Fonte: Conteúdo retirado e adaptado da página de Tomé-Açu na Wikipédia.

Link Original: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomé-Açu

Acessibilidade