A Prefeitura inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso do Pfizer em crianças a parti de 6 meses

A partir desta terça-feira (22), a Prefeitura de Tomé-Açu inicia a vacinação contra a Covid-19 com o uso do Pfizer em crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias). A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, não há recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 6 meses de idade. “O imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde do município e o esquema de vacinação primário será composto de três doses em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas (28 dias) de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas (56 dias) após a segunda dose”, explica Fernanda, coordenadora de Imunização de Tomé-Açu.

A Coordenadora de Imunização também destaca em que situações a vacina deve ser adiada. “Diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, completa Fernada. Documentação para vacinação pediátrica Para vacinar o público de 6 meses a 2 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Prefeitura de Tomé-Açu Município de Trabalho e de Progresso!